Home Destaque Os números da crise: com risco de queda, Corinthians acumula marcas negativas em 2018

Os números da crise: com risco de queda, Corinthians acumula marcas negativas em 2018

6 primeira leitura
0
0
25

Globo Esporte

Corinthians começou o ano com um título paulista, chegou a uma final de Copa do Brasil, mas se vê, a quatro rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, com risco real de rebaixamento – o que faria de 2018 um grande fracasso. Na 13ª posição, acumula 40 pontos, a apenas três da zona do rebaixamento.

A situação pode ficar ainda pior para o Corinthians nesta quinta-feira, caso a Chapecoense vença o Botafogo, o que diminuiria a distância do Z-4 para apenas dois pontos.

Com duas trocas no comando técnico no ano – Fábio Carille partiu para a Arábia Saudita e Osmar Loss fez 25 jogos e foi retirado do cargo –, o Corinthians vive um fim de ano melancólico.

Com péssimo aproveitamento, Jair Ventura tenta evitar a queda para a Série B. O técnico crava: o Corinthians não será rebaixado. Para isso, a meta é vencer dois dos quatro jogos finais. Em casa, os rivais serão Vasco e Chapecoense. Fora de casa, a equipe visita Atlético-PR e Grêmio.

Para entender como o Corinthians chegou nesta situação, veja os números abaixo:

1 – Recorde de derrotas

O Corinthians já perdeu 25 vezes nesta temporada (em 68 jogos oficiais). O desempenho é pior do que o de 2007, ano do rebaixamento (23 derrotas no ano). E igual aos anos de 2006 e 2003. No Brasileirão, são 14 derrotas em 34 partidas disputadas.

2- Pior turno da história

Com apenas três vitórias em 15 jogos, o Corinthians tem aproveitamento de apenas 31,1% no segundo turno do Brasileirão. Desde 2003, quando o Brasileirão começou a ser disputado por pontos corridos, o Timão nunca terminou um turno com desempenho tão ruim – o pior foi o returno de 2007, com 31,6%.

3 – Péssimo visitante

O Corinthians só venceu duas de 17 partidas como visitante no Brasileirão. De 51 pontos disputados, conquistou nove, com um aproveitamento pífio de 17,6%. O Timão só venceu Paraná Clube e Vasco longe de Itaquera. Desde que chegou, o técnico Jair Ventura ainda não conseguiu vencer fora de seus domínios (em oito jogos, foram três empates e cinco derrotas).

4 – Caiu em Itaquera

O Corinthians tem sete derrotas em Itaquera neste ano, o pior desempenho em uma temporada na arena. Até então, o recorde era três tropeços, número obtido em 2015, 2016 e 2017.

5 – Defesa virou peneira

Com força defensiva nos últimos anos, o Corinthians não para de tomar gols. A última vez que saiu de campo sem ser vazado foi em 29 de setembro, no empate por 0 a 0 contra o América-MG. Depois disso, o time fez nove jogos e levou gols em todos. Foram 13 gols em nove partidas.

6 – E as vitórias?

O desespero do torcedor do Corinthians tem justificativa. O Corinthians só venceu um único jogo nos últimos dez jogos, diante do Bahia, por 2 a 1, em Itaquera, no dia 21 de outubro. Neste intervalo, perdeu seis jogos e empatou três.

7 – Desempenho de Jair Ventura

Os números são péssimos. Em 15 partidas, são sete derrotas, cinco empates e apenas três vitórias. O aproveitamento é de 31,1%. Osmar Loss, seu antecessor, saiu com rendimento de 46,67%.

8 – Expulsões

O Corinthians era o time com menos expulsões até o último final de semana. Era. Com os cartões vermelhos recebidos por Ángelo Araos diante do São Paulo e Douglas contra o Cruzeiro, o Timão foi superado pelo Grêmio, que só levou uma advertência até aqui. A nova realidade tem prejudicado a equipe corintiana, que teve de atuar duas vezes com um a menos por longos 45 minutos.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Polícia prende criminoso na BR 364

Verde Vale FM/ Plantão JTI Segundo informações da 14°CRPM, na manhã desta quarta-feira (05…